Informações Gerais
APRESENTAÇÃO
O curso de Licenciatura em Educação do Campo, organizado pelo Departamento de Educação e Ciências Humanas é ofertado pela Universidade Federal do Espírito Santo e está vinculado pedagógica e administrativamente ao Centro Universitário Norte do Espírito Santo, localizado na cidade de São Mateus-ES.
O curso de Licenciatura plena em Educação do Campo pretende formar e habilitar educadores que atuam em atividades docentes em escolas do campo nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio; educadores que atuam em processos de escolarização básica de jovens e adultos em comunidades camponesas; pessoas que atualmente coordenam ou fazem o acompanhamento político-pedagógico dos cursos formais apoiados pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA; pessoas que atuam em diferentes setores e movimentos sociais do campo; e egressos dos cursos de Ensino Médio da Educação do Campo.
O curso Licenciatura em Educação do Campo oferece duas turmas de 40 alunos cada com entrada anual, perfazendo um total de 80 vagas anuais.
O curso é presencial e realizado em Regime de Alternância.
A carga horária é de 3410 h/a para a habilitação em Ciências Humanas e Sociais e 3350 h/a para a habilitação em Ciências da Natureza, equivalentes a, respectivamente, 195 e 192 créditos, distribuídas em 8 semestres, integralizando 4 anos de curso.
ESTRUTURA CURRICULAR
A matriz curricular desenvolve uma estratégia multidisciplinar de trabalho docente. Os componentes curriculares estão organizados nas áreas do conhecimento: Linguagens e Códigos; Ciências Humanas e Sociais; Ciências da Natureza; Matemática; Ciências Agrárias e ainda as disciplinas da área pedagógica necessárias para a formação do licenciado.
O curso irá conferir aos formandos o diploma na modalidade Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências Humanas e Sociais ou habilitação em Ciências da Natureza. O Estudante deverá optar por uma das duas habilitações.
Veja aqui a Matriz Curricular da habilitação em CIências Humanas e Sociais
Veja aqui a Matriz Curricular da habilitação em CIências Naturais
PERFIL DO PROFISSIONAL
Em acordo com as “Diretrizes Operacionais para a educação básica nas escolas do campo” (Resolução CNE/MEC de 3 de abril de 2002) o licenciado em educação do campo deverá ser capaz de perceber, reforçar e construir a identidade da escola do campo, percebendo a diversidade do campo em todos os seus aspectos: sociais, culturais, políticos, econômicos, de gênero, geração e etnia. E ainda incentivar e realizar estudos direcionados para o mundo do trabalho, bem como para o desenvolvimento social, economicamente justo e ecologicamente sustentável, em um paradigma que tenha como referências a justiça social, a solidariedade e o diálogo entre todos.
Tal entendimento da realidade só é possível com uma formação multidisciplinar que rompa com a lógica da fragmentação dos estudos universitários.
CARREIRA
O profissional formado no curso de Licenciatura em Educação do Campo receberá o titulo de Licenciado, podendo atuar na docência nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, preferencialmente nas Escolas do Campo, nas áreas de Ciências da Natureza ou Ciências Humanas e Sociais, de acordo com a opção de habilitação escolhida pelo estudante, e ainda na gestão de processos educativos escolares e nas comunidades.