A escrita nas práticas de letramento acadêmico
Apresentação
O percurso deste projeto tem sua origem em uma reflexão atenta ao movimento dialético entre a linguagem e o seu uso social, aliado ao interesse em voltar um olhar para a constituição discursiva da escrita acadêmica. Logo, este projeto nasce devido à percepção de que podemos contribuir com o desenvolvimento e aprimoramento dos alunos de graduação a fim de que tenham domínios da escrita e dos gêneros acadêmicos de forma mais consistente. Essa percepção é fruto das interações que tivemos com os alunos no decorrer dos semestres - especialmente dos períodos iniciais - quando pontuavam que encontravam grandes dificuldades de elaborar os trabalhos escritos e orais dentro de cada disciplina ofertada.
Objetivo geral
Possibilitar práticas de leitura e escrita de textos e o domínio de operadores teóricos e linguísticos com vistas à produção de textos acadêmicos.
Metodologia
O projeto é desdobrado através de aulas expositivas dialogadas, leituras e análises de textos, projeção de vídeos, em sua relação com o desenvolvimento da linguagem no contexto acadêmico; realização de atividades individuais e coletivas de textos em diferentes gêneros acadêmicos, bem como atividades de revisão e retextualização. Nesses moldes, consideramos a experiência como algo constitutivo da prática das comunidades que fazem o uso de determinados gêneros. Assim, a experienciação do uso social da escrita será via interação verbal. Sendo que em cada encontro é proposta a escrita de um gênero acadêmico, bem como a orientação individual e coletiva para a (re)escrita do gênero na sua desenvoltura. Logo, é proposta a escrita dos gêneros, a partir de sua contextualização quanto a suas características sociocomunicativas definidas por propriedades funcionais, estilo e composição.
Equipe de trabalho
Záira Bomfante dos Santos - Coordenadora
Katellen dos Santos Silva - Monitora