Uso da plataforma Arduino como recurso didático para o ensino de física e matemática
Apresentação
Propõe-se neste projeto de pesquisa utilizar a plataforma Arduino como recurso didático para desenvolver atividades experimentais de baixo custo que visem auxiliar didaticamente o ensino de física e matemática nas escolas, visando a atender a necessidade de se compreender os fenômenos ligados ao dia a dia dos estudantes.
Objetivo geral
Desenvolver atividades experimentais de baixo custo para utilização da plataforma Arduino como recurso didático para o ensino de física e matemática.
Metodologia
Neste projeto são elaborados experimentos que contemplam conceitos de física e matemática com a utilização do Arduino. Como é uma ferramenta nova para os integrantes do projeto, ele consiste em duas etapas. Na primeira, são estudados os comandos básicos de programação necessários para executar determinadas tarefas, desde a instalação no computador até o controle de motores de passo e robôs. Na segunda etapa são elaborados experimentos, alguns de caráter qualitativo, outros também de caráter quantitativo que envolvem conceitos de física e matemática.
Equipe de trabalho
Gustavo Viali Loyola - Colaborador
Moysés Gonçalves Siqueira Filho - Colaboador
Márcia Regina Santana Pereira - Colaboradora
Rafael Oliari Muniz - Técnico