Uso da plataforma Arduino como recurso didático para o ensino de física e matemática

Apresentação

Propõe-se neste projeto de pesquisa utilizar a plataforma Arduino como recurso didático para desenvolver atividades experimentais de baixo custo que visem auxiliar didaticamente o ensino de física e matemática nas escolas, visando a atender a necessidade de se compreender os fenômenos ligados ao dia a dia dos estudantes.

Objetivo geral

Desenvolver atividades experimentais de baixo custo para utilização da plataforma Arduino como recurso didático para o ensino de física e matemática.

Metodologia

Neste projeto são elaborados experimentos que contemplam conceitos de física e matemática com a utilização do Arduino. Como é uma ferramenta nova para os integrantes do projeto, ele consiste em duas etapas. Na primeira, são estudados os comandos básicos de programação necessários para executar determinadas tarefas, desde a instalação no computador até o controle de motores de passo e robôs. Na segunda etapa são elaborados experimentos, alguns de caráter qualitativo, outros também de caráter quantitativo que envolvem conceitos de física e matemática.

Equipe de trabalho

Gustavo Viali Loyola - Colaborador

Moysés Gonçalves Siqueira Filho - Colaboador

Márcia Regina Santana Pereira - Colaboradora

Rafael Oliari Muniz - Técnico

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540