Formação: surdez, educação e cidadania
Apresentação
Temos visto atualmente uma vasta produção acadêmica que busca o rompimento definitivo com velhas perspectivas e estereótipos sobre pessoas que apresentam algum tipo de deficiência. No bojo dessas discussões, emerge as teorizações que versam sobre o surdo e a língua de sinais no âmbito da educação, constituindo assim os estudos Surdos em Educação.
Os Estudos Surdos em educação se constitui neste momento como um novo campo teórico no qual as narrativas vêm sendo desenvolvidas para desconstruir velhas e estereotipadas narrativas. Novos olhares e ruptura com velhas narrativas acerca da surdez e dos surdos têm sido produzidos pelo que chamamos hoje de Estudos Surdos em Educação, que rompem definitivamente com velhas narrativas quando se define como um novo espaço acadêmico uma nova territorialidade.
Entretanto, as questões surdas hoje não podem simplesmente ser mapeadas e tão facilmente delimitadas em "modelos de surdez". Muito mais se trabalha com concepções e discursos do que com cronologia sequencial e descritiva. Ou seja, o fato de que a discussão em torno da educação de surdos não se atualize pode ser porque há uma sequência de significados obrigatórios para localizar as questões surdas: surdos - deficientes auditivos - outros deficientes - educação especial - reeducação - normalização - integração.
Objetivo geral
Proporcionar espaços de formação sobre a Surdez, Educação e Cidadania.
Metodologia
Tendo em vista que tal projeto envolve Comunidade Surda, ele se organizará através de uma formação voltada para Surdos Mateenses e Profissionais da Educação que atuam na área da Surdez com encontros que se organizarão no formato de Roda de Conversas, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pio XII.
Equipe de trabalho
Daniel Junqueira Carvalho - Coordenador
Keli Simões Xavier Silva - Colaboradora
Estevão Gueiros Alves Silva - Colaborador