CineMimesis
Apresentação
Este projeto visa a problematização de temas nevrálgicos que marcaram a história do cinema que , por sua vez, representou-e represnta- a realidade nos seus diferentes períodos históricos.
O nome Mimesis é o eleito para o projeto, motivado pelo intuito de compreender como os fenômenos sociais, sobretudo, são interpretados e expressos pelo cinema. Referenciado nas análises do filósofo Erich Auerbach sobre a literatura como representação da realidade, este projeto foi pensado com a finalidade maior de compreensão da mesma, a partir das diferentes experiências de leitura e interpretação dos eventos que, ao se expressarem, materializam novas formas de linguagem, como as artísticas.
Assim como a literatura, o cinema também é representativo da realidade que. ao exprimir-se, revela sua capacidade de redesenhá-la. Dada a importância das formas artísticas, em seu potencial interpretativo, criador e representativo, o projeto faz-se relevante para a compreensão de fenômenos sociais, políticos, econômicos, sexuais, etc. Fenômenos estes que necessitam ser interpretados e compreendidos pelos profissionais a serem formados pelas Universidades, uma vez que seráo inseridos no seu dinamismo, na condição de trabalhadores, cidadãos, que atuarão de forma direta nos rumos políticos, econômicos, sociais, intelectuais/artísticos/culturais.
Objetivo geral
O projeto tem como objetivo apresentar produções cinematográficas para ampliar o universo cultural e linguístico de seus membros e público para, então, ampliar-lhes a capacidade reflexiva imprescindível para a compreensão dos fenômenos de nossa realidade social e mediação na mesma.
Metodologia
O curso em questão realizar-se-á a partir de encontors semanais, na forma de ciclos de exibições de filmes e mesas redondas sobre a frente de debate selecionada. Os eventos terão lugar nas dependências do Centro Universitário Norte do Espírito Santo-CEUNES/UFES, sendo, em frequência menor, realizados também em espaços da comunidade, como escolas, por exemplo. Serão exibidos, discutidos e debatidos os filmes e seus diretores de forma a possibilitar a compreensão, reflexão e análise de questões e temas atuais( ou ainda, por assim dizer, atuais) como os processos de criminalização da classe trabalhadora e movimentos sociais, homofobia, xenofobia, racismo, machismo, temas tabu, etc.
Equipe de trabalho
Ana Fernanda Inocente Oliveira - Coordenadora
Ellen Zouain - Estudante Bolsista
Emilly Oliveira Gonçalves - Estudante Bolsista