Feira camponesa: dialogando Agroecologia e Educação do Campo
Apresentação
A solidificação do paradigma da Educação do Campo é urgente e imprescindível. Neste paradigma, as teorias, concepções, conceitos e ideias se constituem pela relação entre campo e educação. A escola, e também a universidade, possuem um papel fundamental nessa solidificação, cuja responsabilidade está na socialização e na produção de diferentes saberes conectados ao mundo do trabalho e da cultura campesina, que podem ajudar a construir novas relações entre campo e cidade, marcando a Educação do Campo enquanto um paradigma contrahegemônico em relação à agricultura capitalista.
Objetivo geral
Este projeto possui o objetivo de promover a integração entre os saberes populares e os saberes científicos, a partir do diálogo entre a produção campesina de alimentos, a Agroecologia, a segurança e soberania alimentar, e a Educação do Campo. Para tanto, realizaremos uma Feira Camponesa permanente dentro do campus da UFES/São Mateus.
Metodologia
Tal feira será construída por docentes e discentes da instituição, em colaboração com representantes dos movimentos sociais envolvidos no projeto. A partir da existência e permanência da Feira Campesina no campus, pretendemos promover o diálogo entre agricultores, estudantes, professores e outros membros da sociedade/comunidade no intuito de contribuir com o fortalecimento do Campo e das experiências de resistência ao modelo hegemônico de agricultura. Para tanto, teremos reuniões de organização e avaliação a serem realizadas conjuntamente com representantes do MPA, MST, Movimento Quilombola e astudantes; faremos articulação com a comunidade do entorno; divulgação interna e externa ao CEUNES, via internet, rádios locais, dentre outros; favoreceremos a diversificação dos produtos presentes na feira, sendo oferecidos alimentos, plantas medicinais ou medicamentos naturais, artesanato, artes, artigos de produção intelectual como livros, dentre outros que representem a produção campesina; estimularemos o envolvimento de estudantes e professores no espaço da feira, para utilizá-lo também como um espaço pedagógico; e incentivaremos o envolvimento de agricultores e agricultoras agroecológicos organizados.
Equipe de trabalho
Dalana Campos Muscardi - Coordenador
Adelso Rocha Lima - Colaborador
Dorizete Cosme - Colaborador
Terezino Trindade Alves - Colaborador
André Augusto Michelato Ghizelini - Colaborador
Paulo César Scarim - Colaborador