OCCA - Observatório dos conflitos no campo
Apresentação
O OCCA é um projeto de extensão que nasceu no ano de 2007, vinculado ao Departamento de Geografia do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da Universidade Federal do Espírito Santo. Os dados empíricos sobre os conflitos no campo demonstram sua evidência no estado do Espírito Santo, contrastando com o discurso da desconcentração fundiária e também com a imagem do desenvolvimento sustentável. Transformações ocorridas no espaço agrário, a emergência de novos sujeitos sociais e as mudanças dos conceios das políticas públicas reforçam a necessidade de um aprofundamento teórico e metodológico sobre essa problemática.
Buscando este aprofundamento, o trabalho do OCCA vem realizando a coleta, a sistematização e a cartografia das ações, dos sujeitos e dos conflitos do campo no Espírito Santo, no intuito de criar mecanismos de divulgação que sirvam de subsídio para a tomada de decisões e a resolução destes conflitos.
Objetivo geral
Levantar, sistematizar e cartografar as informações sobre a luta pelos territórios e os conflitos no campo no estado do Espírito Santo.
Metodologia
Levantamento diário e sistematização de dados a respeito dos conflitos no campo, a partir do acompanhamento de fontes primárias - como representantes das comunidades e movimentos sociais - e secundárias - como a imprensa escrita e digital; registro das informações em formulário próprio, classificando o conflito segundo as categorias: manifestações, ocupações de terra, assentamentos, conflito por água, assassinatos, dentre outras; sistematização dos dados para serem utilizados nos aplicativos Microsoft Excel, Philcarto e CorelDraw, que possibilitam a elaboração de diferentes tipos de representação, como tabelas, quadros, gráficos e mapas, que podem ser utilizados em pesquisas; encaminhamento mensal dos dados sistematizados à Comissão Pastoral da Terra (CPT).
Equipe de trabalho
Simone Raquel Batista Ferreira - Coordenadora
Paulo César Scarim - Colaborador