Atividades Complementares

 

Atividades Complementares do Curso (ACC)

As Atividades Complementares são componentes curriculares obrigatórias do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). (Art.1, p. 339, Projeto Pedagógico do Curso)

As Atividades Complementares são atividades formativas que proporcionam o enriquecimento acadêmico, científico e cultural necessário à constituição das competências e habilidades requeridas dos profissionais de ensino. (Art.2, p. 339, Projeto Pedagógico do Curso)

As Atividades Complementares compreendem atividades de ensino, pesquisa e extensão. (Art.3, p. 339, Projeto Pedagógico do Curso)

As Atividades Teórico-Práticas são componentes curriculares obrigatórios do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do CEUNES/UFES e serão desenvolvidas de acordo com os interesses e possibilidades de cada estudante, respeitando o mínimo de 200 horas estabelecidas pela Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015 e a Resolução CEPE nº -04/2014, da UFES, que estabelece a equivalência em horas de atividades científico-culturais distribuídas entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão. (p. 287, Projeto Pedagógico do Curso)

Para maiores informações sobre ACC, segue o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), nas páginas 339-343, que estão divididas em capítulos e tópicos: I) DA DEFINIÇÃO E DOS OBJETIVOS; II) DA CARGA HORÁRIA; III) DA ORGANIZAÇÃO; e IV) DAS DISPOSIÇÕES FINAIS.

Para acesso do PPC, clique: >>>>>>>>> http://educacaodocampo.saomateus.ufes.br/projeto-pedagogico

 

Conferência de Atividades Complementares do Curso (ACC)

Para conferência de Atividades Complementares do Curso de Licenciatura em Educação do Campo,  o estudante deverá enviar os documentos comprobatórios das atividades realizadas juntamente com o formulário próprio devidamente preenchido e deixado em pasta específica de ACC na secretaria do DECH (Departamento de Educação e Ciências Humanas), obedecendo o mínimo de 200 horas conforme consta no PPC (Projeto Pedagógico do Curso).

O estudante deverá enviar o formulário e os documentos comprobatórios das atividades realizadas em cada semestre letivo. O prazo para envio dos documentos finaliza no primeiro dia do último Tempo Universidade de cada semestre. O estudante que enviar os documentos apenas no semestre de sua colação de grau se isenta da garantia de conferência de suas horas de atividades complementares em tempo hábil à formatura.

O coordenador de ACC terá 15 dias a partir do recebimento de todos os formulários e documentação completa para divulgar o resultado da conferência por e-mail. O prazo pode variar em função da demanda e da ordem de chegada dos documentos enviados por cada estudante.

 

Formulário, acesse: >>>>>>>>>>>> Anexo 1: Formulário (disponível em Anexos abaixo)

Códigos e Horas de ACC, acesse: >>>>>>>>>>>>>> Anexo 2: Códigos e Horas de ACC (disponível em Anexos abaixo)

ACC em tempo de pandemia, acesse no documento para seguir as informações de como proceder: Anexo 3: ACC em tempo de pandemia (disponível em Anexos abaixo)

 

Passo a passo:

1º Passo: Organização de documentos, carga horária e códigos, acesse >>>>>>>> Anexo 4: Organização de documentos, carga horária e códigos (disponível em Anexos abaixo)

2º Passo: Preenchimento de Formulário, acesse >>>>>>>>> Anexo 5: Preenchimento de Formulário (disponível em Anexos abaixo)

3º Passo: Encaminhamento para Conferência, acesse>>>>>>>>>  Anexo 6: Encaminhamento para Conferência (disponível em Anexos abaixo)

 

obs: nos anexos abaixo, clique com o botão direito do mouse e escolha "abrir link em uma nova guia" para abrir o arquivo pdf em uma nova guia.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540